Os Impactes dos Metais Pesados

Investigação

O elevado desenvolvimento industrial ocorrido nas últimas décadas tem sido um dos principais responsáveis pela contaminação de solos e águas, seja pela negligência no tratamento das mesmas, seguido do seu despejo nos rios, ou por acidentes e descuidos cada vez mais frequentes, que propiciam o lançamento de muitos poluentes nos ambientes aquáticos, nomeadamente os metais pesados.

Os metais pesados têm um impacto muito negativo tanto a nível da saúde humana como ambiental já que estes dois domínios estão obrigatoriamente interligados.

  • IMPACTE AMBIENTAL

A nível ambiental os metais tóxicos poluem o ar, a água, os lençóis freáticos e o solo (contribuindo para a sua infertilização) e desta forma contaminam, principalmente, os organismos de níveis tróficos mais baixos, que posteriormente atingem os seres vivos de níveis superiores, que se alimentam deles, até atingir o topo da cadeia alimentar onde se situa, na maior parte das vezes, os humanos.

A contaminação pode ser consequência do consumo humano, uma vez que estes metais se encontram em objetos como em baterias, lâmpadas fluorescentes, etc. É também consequência da indústria agrícola, com o uso de pesticidas (que contêm mercúrio e arsénio, por exemplo), ou da construção civil, através de usos de tintas (uma vez que as antigas tintas continham chumbo).

  • IMPACTE NA SAÚDE HUMANA

No organismo humano existem pequenas concentrações de metais, como por exemplo o ferro, o cobalto, o cobre, o manganês, o zinco, o estrôncio, o molibdénio, o vanádio, o manganês, entre outros, que têm funções importantes. Um exemplo disso é o cobre cuja função é atrair compostos orgânicos como a vitamina C.

No entanto, a exposição a metais pesados, como o mercúrio e o chumbo, e/ou o aumento da concentração dos metais acima referidos, por exemplo o cobre, têm impacto na nossa saúde, como inflamações pulmonares, paralisação de articulações e a debilitação de certas funções cerebrais, isto porque, entre outras interações, os metais pesados atraem para si elementos essenciais, como enzimas e proteínas, impedindo que estes funcionem ou modificando-as.  

Sapal sem Metal |2019-2020|
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora